sábado, 4 de abril de 2009

Uma jornada CENTENÁRIA


Hoje o motivo de estar aqui digitando palavras não poderia ser outro senão a data histórica que hoje é comemorada,os 100 anos do Sport Club Internacional, o centenário chegou!!

Sinto muito orgulho de ser colorado, de ter o vermelho no meu sangue, no meu DNA. Ontem fui na contagem regressiva na virada da meia noite no grande templo, também conhecido como estádio Beira Rio. Foi um verdadeiro ano novo colorado, com direito a fogos de artifício e brindes. Esse momento tão significativo de afirmação do coloradismo me abriu um baú cheio de memórias, saudosismos e momentos eternos. Lembrei do meu avô, seu Evaldo Zilio, colorado fanático, que foi minha grande inspiração clubística de infância e que assistiu todas nossas grandes façanhas do Céu, abraçado com grandes craques e torcedores do passado. Foi na casa dele que eu ouvi os discos contando histórias de nossa gloriosa década de 70, narrações emocionadas do tempo que o Haroldo de Souza ainda era da rádio gaúcha. Eram álbuns dos três brasileirões e do octa campeonato gaúcho que me faziam sonhar. 

Quem ouvia os discos junto e me contava histórias era meu tio que morava comigo e com minha mãe, que foi a primeira pessoa a me levar para conhecer o Gigante dos Gigantes. Naquela época era Taffarel meu grande ídolo, um goleiro com velcro nas mãos, movimentos elegantes e uma calma que fazia todas as defesas parecerem fáceis. Me fez virar um goleiro orgulhoso, daqueles que usam a camisa um por vontade própria, não por falta de outro lugar para jogar. Chegamos duas vezes ao vice campeonato brasileiro e a uma semi-final de libertadores sem levantar a taça. O inter dessa década, a década de 80, era o time do quase, e foi a primeira geração que vi jogar. Em seguida eram anos 90 e o velho colorado já não era o mesmo, estava entregue ao domínio de pessoas que pareciam não conhecer a grandeza para qual esse clube nasceu. Mas ai havia chegado o ano 2000 e com ele os ventos da mudança. Fernando Miranda assumiu presidente dizendo que sanearia as dívidas, que o clube sofreria um tempo, mas que seria em prol um bem maior e mais duradouro. Dito e feito, veio a gestão do Fernando Carvalho e junto com ela uma era vitoriosa na qual levantamos taça depois de taça. Me sinto privilegiado por ter vivido tudo isso. Lembro como se fosse hoje da libertadores de 2006, principalmente da vitória sobre o libertad e os dois jogos contra o São Paulo. Logo depois vieram o  Mundial, a recopa e a final da Sul Americana. Fora diversas outras pequenas alegrias como craques surgindo, jogadas antológicas, carrinhos raçudos, linhas de passe, amigos de arquibancada, churrascos e rivais caindo. E sabe o que é o melhor de tudo? Saber que ainda tem muito mais por vir.... 

Só me resta hoje reafirmar mais uma vez.... É BOM SER COLORADO!!!!


Vídeo da galera na arquibancada (bons tempos que vendiam ceva)
 



Vídeo dos últimos minutos da final do mundial: http://www.youtube.com/watch?v=FqdUx02w9ZQ


Algumas fotos:
















Um comentário: